A Sombra das Ditaduras

A Eurpa do Sul em Comparação


 

 

 
Nos últimos anos, a agenda de «como lidar com o passado» tem vindo a ser cada vez mais associada à qualidade das democracias contemporâneas. Vários anos após o colapso das ditaduras do século XX, as democracias consolidadas decidem revisitar o seu passado, quer de forma simbólica, para superar legados históricos, quer, por vezes, adotando medidas de retribuição, para punir as elites associadas aos regimes autoritários que as precederam. Novos factores como a cena internacional, a condicionalidade, as clivagens partidárias, os ciclos da memória, comemorações, ou as políticas de perdão trazem o passado de volta à arena política.
Este livro analisa as formas de justiça transicional que estiveram presentes nos processos de democratização na Europa do Sul, numa perspetiva comparada, analisando-os como parte integrante das «politicas do passado»: um processo dinâmico em que elites e sociedade reveem, negoceiam e muitas vezes disputam narrativas concorrentes sobre o passado autoritário e as injustiças passadas, em termos daquilo que esperam alcançar na qualidade presente e futura das suas democracias.

«Este livro é uma contribuição importante para a nossa reflexão sobre como as elites e as instituições debatem, reconstroem e reconciliam passados autoritários em novas democracias. Da introdução à conclusão, esta obra ensina-nos lições importantes que vão para além da Europa do Sul e da Política Comparada.»
Nancy Bermeo, professora de Politica Comparada,
Nuffield College, Universidade de Oxford

  • 244 pp.

Preço de Capa: €18.00
Nosso Preço: €16.20
Poupe: 10% menos

Adicionar ao Carrinho de Compras:

ISBN: 978-972-671-316-6
Publicado: 2013


Quem comprou este livro também comprou...




INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVERSIDADE DE LISBOA
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 1600-189 LISBOA Telef: 217 804 700 - Fax: 217 940 274 Política de Privacidade