As Eleições Legislativas e Presidenciais 2005-2006

Campanhas e escolhas eleitorais num regime semipresidencial


 

 

 
As eleições legislativas de 2005 e as Presidenciais de 2006 representam um marco na evolução democrática portuguesa. Ambas produziram resultados inéditos: Uma maioria de assentos legislativos para o PS e um Presidente apoiado por partidos de direita. Apesar das mudanças no comportamento eleitoral o sistema partidário manteve-se em larga medida, intacto. Em ambas as eleições, no entanto, o formato do sistema partidário esteve ameaçado. Se analisarmos tanto o crescimento dos pequenos partidos, bem como o sucesso da campanha de Manuel Alegre, em particular à luz das contínuas dificuldades sócio-económicas de Portugal, podemos concluir que estamos perante um sistema partidário sobre pressão.
Este livro analisa estes importantes desfechos eleitorais. Vem dar continuidade ao Projecto do Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses, criado em 2001. Optámos por privilegiar os “contextos” do voto, dedicando a primeira parte do livro aos efeitos das campanhas políticas e aos media. Na segunda parte, voltamos aos temas centrais que têm sido desenvolvidos pelo nosso projecto: o impacto dos factores de longo prazo, da identificação partidária, da ideologia, da economia, e dos líderes políticos, entre outros na explicação das escolhas dos votantes nestas eleições.

Marina Costa Lobo é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências sobre Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses eco-directora da Revista South European Society and Politics. As suas áreas deinteresse são os comportamentos eleitorais, os partidos políticos e as instituiçõespolíticas portuguesas. Entre outros livros, é autora de Governar em Democracia ( ICS, 2005), organizadora de Em nome da Europa, Portugal em Mudança, 1986-2006 (Principia, 2007) e de Portugal at the Polls (Lexington, 2007). Escreveu vários capítulos de livros e tem artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, nomeadamente na Análise Social, Electoral Studies, Party Politics, no European Journal of Political Research, e na South European Society and Politics.
Pedro C. Magalhães é investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e um dos coordenadores executivos do programa de investigação Comportamento Eleitoral dos Portugueses. Os seus principais interesses são a cultura política, o comportamento eleitoral, as instituições judiciais, e as instituições políticas portuguesas. É o autor de vários livros publicados em Portugal e Espanha, e de artigos na Comparative Politics, na West European Politics, no International Journal of Public Opinion Research, no Journal of Elections, Public Opinion and Parties e na Análise Social, entre outros.

  • 304 pp.

Preço de Capa: €20.50
Nosso Preço: €18.45
Poupe: 10% menos

Adicionar ao Carrinho de Compras:

ISBN: 978-972-671-254-1
Publicado: 2009-08-01




INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - UNIVERSIDADE DE LISBOA
Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 1600-189 LISBOA Telef: 217 804 700 - Fax: 217 940 274 Política de Privacidade